OPINIÕES - SOBRE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS
- Carlos A. Buckmann
- 22 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

OPINIÕES
De tempos em tempos, o LinkedIn nos envia aquela proposta: “Você é um dos poucos convidados para dar sua opinião sobre...”
Há poucos dias, recebi essa:
- “Sua equipe multifuncional não tem informações importantes. Como você garante que todos estejam na mesma página?”
Na plataforma preparada para a resposta, você tem limites máximos e mínimos de palavras para expressar a opinião que nos foi solicitada, por isso minha resposta foi resumida, como segue:
“Se isso está acontecendo, o primeiro passo é reconhecer que estou errando ou errei em algum momento da jornada. Reconhecer os próprios erros faz parte da gestão inteligente, e todos nós, como seres humanos erramos. Então veja onde houve a ruptura da comunicação e trate de corrigi-la. Isso feito, siga seu processo. Verifique se todas as informações importantes estão em um local centralizado e acessível, como um documento compartilhado ou um software de gerenciamento de projetos. Incentive a cultura do feedback. Isso ajuda a identificar problemas rapidamente e a implementar melhorias constantes.”
Aqui no meu blog, sou eu que imponho meus limites máximos e mínimos, dentro do que acho necessário para ser entendido sobre o que escrevo. Então, vamos lá. Vamos ampliar nossa opinião sobre esse assunto.
Na realidade, como escrevi no LinkedIn “Se isso está acontecendo, o primeiro passo é reconhecer que estou errando ou errei em algum momento da jornada.” - Assuma que cometeu erro e parta para a solução:
Primeiro, implementar um sistema de comunicação centralizado. Nada mais de informações perdidas em e-mails esquecidos ou em anotações dispersas. Todos os dados importantes agora compartilhados em uma plataforma comum, visível a todos. As mensagens importantes devem ecoar como sinos pela plataforma, garantindo que ninguém perca uma nota.
Em seguida, incentive reuniões regulares, não aquelas enfadonhas que drenam energia, mas encontros rápidos e dinâmicos, como ensaios de uma banda. Onde cada membro tenha a oportunidade de compartilhar suas atualizações, desafios e aprendizados.
Implemente reuniões regulares semanais de equipe, para discutir o progresso, os desafios e as próximas etapas.
Faça reuniões individuais com cada membro da equipe para fornecer feedback e orientação.
Crie reuniões gerais da empresa para compartilhar atualizações e notícias importantes.
Estabeleça uma comunicação transparente aberta e honesta entre os membros da equipe. Use ferramentas de comunicação como e-mail, mensagens instantâneas e videoconferência para manter todos conectados. Crie um espaço de trabalho compartilhado onde os membros da equipe possam acessar documentos e informações importantes.
Estabeleça também metas e expectativas claras para cada membro da equipe e certifique-se de que todos entendam seus papéis e responsabilidades.
Incentive o compartilhamento de conhecimento entre os membros da equipe.
E, finalmente, reconheça e celebre os sucessos da equipe.
Lembre-se de que a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer equipe multifuncional. Seguindo estas dicas, você pode garantir que todos estejam na mesma página e trabalhando juntos para atingir os objetivos comuns.
O “Velho Guerreiro” Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica, se trumbica”. - Se você não sabe quem foi Chacrinha, dá um Google. Você vai viajar no tempo.




Comentários