top of page

MEU LIVRO DA SEMANA 40

  • Carlos A. Buckmann
  • 4 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 40

UM CAFÉ COM SÊNECA (David Fideler)

Quem segue meu blog, com certeza já identificou meu gosto pela filosofia, que vem desde os bancos do curso de letras. Não sou filósofo profissional, nem professor de filosofia, mas um estudioso da matéria que a pratica em suas lides diárias. No dizer de André Comte-Sponville:

(...) muitos são filósofos sem serem profissionais da filosofia, e é melhor assim (onde me posiciono); e alguns são profissionais ou professores de filosofia sem que por isso sejam filósofos, e azar deles.


Por esse motivo, tudo o que diz respeito à filosofia e que me caia em mãos, é motivo de leitura e de estudo mais detalhado e profundo possível.

Rato de livraria como sou, esse livro, de um autor para mim totalmente desconhecido, despertou meu interesse numa livraria de aeroporto e não hesitei em comprá-lo. E fiz um bom negócio, pois é uma excelente leitura.

Tudo o que sei desse autor, David Fideler, está na orelha interna da contracapa do livro. Foi professor de filosofia, com doutorado na Universidade da Pensilvânia. No texto do livro, se descobre que atualmente ele mora em Sarajevo, com a esposa e um filho adolescente.

O livro, é baseado nas obras de Sêneca (Lúcio Aneu Sêneca – 4 a.C – Córdoba – 65 d.C - Roma) e, em sua leitura você se sentirá realmente sentado em um café, batendo um papo com o filósofo. Mas, embora baseado em Sêneca, a obra na realidade é um profundo e suave, parece controverso, mas não é, estudo sobre toda a filosofia estoica.

Nessa leitura, em que cada capítulo aborda um comportamento humano de forma estoica, inicia pela arte perdida da amizade com citação de Sêneca:


Não há prazer em possuir uma coisa boa sem amigos com quem compartilhá-la.


Isso leva o leitor a refletir sobre como convive com suas amizades, as que deixou para trás, as atuais, as por interesses, que então não são amizades sinceras, e o prazer de conviver com verdadeiros amigos.

No decorrer dos 14 capítulos, nos ensina a viver estoicamente, que é a maneira correta de se viver feliz com o tempo, com as preocupações e as ansiedades, com a raiva, com a diversidade, com a Fortuna (a sorte em latim) , com o luto e também com o amor e a gratidão.

Esse é um texto que nos ensina a viver em paz e da maneira mais feliz possível, ao analisar o que escreveu Epicteto:


Não busquem o que é bom fora de vocês; busquem dentro de si mesmos, ou nunca o encontrarão.


É uma leitura que vai nos fazer chegar cada vez mais perto de uma vida feliz, pois nos traz a sabedoria dos filósofos estoicos, mostrando que a fórmula para encontrar a felicidade está na sabedoria.

Antes de escrever esse livro, David Fideler passou da teoria para a prática de uma vida feliz, ao entender que as coisas são como são e cabe a cada um de nós, aceitar ou modificar se possível for. Em não sendo possível a mudança, é na aceitação que vamos encontrar a paz e a felicidade:


Simplesmente não é possível viver com autenticidade, com autoconsciência, se você não entende quem você é.


E retorno então para um filósofo contemporâneo que mencionei logo acima, André Comte-Sponville, citando Epicuro:


(...) a filosofia é uma prática discursiva que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim.


E, como adepto do estoicismo e contínuo aprendiz filosófico, afirmo que só encontramos a felicidade dentro da sabedoria.

Vale a pena.

Boa Leitura.

NH, 04/06/2023.

# Fica a dica: Siga meu blog - https://betobuckmann46.wixsite.com/betobuckmannconsult/blog


 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page