top of page

MEU LIVRO DA SEMANA 3

  • Carlos A. Buckmann
  • 5 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

AMAR OU DEPENDER

(WALTER RISO)

Das dezenas de livros publicados por Walter Riso, essa é a quarta obra que leio desse autor (Desapegue-se – O Direito de Dizer não – A Arte de Ser Flexível, foram os anteriores).

Walter Riso é médico em Psicologia, especialista em terapia cognitiva e Mestre em Bioética. Argentino de nascimento, divide seus dias em cátedras na América Latina e a Espanha. Há mais de trinta anos atua como psicólogo clínico, na formação de terapeutas.

Nesta, como em todas as suas obras, a psicologia é tratada como uma ciência social, com bases sólidas na filosofia, viajando entre o estoicismo e o epicurismo, numa mescla equilibrada, para levar uma vida menos pesada e com mais prazer.

Como ele escreve aqui (nesta obra) – “Amar sem apegos é amar sem medos. É assumir o direito de explorar intensamente o mundo, de ser responsável por si mesmo e de buscar um sentido de vida”. - nos mostra a relação diária que temos com nossos parceiros, casados ou não, mas vivendo juntos e que influencia todo o tempo de nossos dias, inclusive na vida profissional.

Com a afirmação acima, quero dizer que não existe possibilidade de uma vida profissional profícua se não existir uma base sólida de relacionamento na vida conjugal. E falo isso com a experiência de quem já vai para cinquenta e cinco anos de casamento - (minha esposa merece uma medalha por me aturar por tanto tempo). – onde somente com a mútua compreensão foi que consegui chegar até aqui.

Então, esse é um livro de reflexão diária, para homens e mulheres em todos os seus relacionamentos, na busca de uma vida equilibrada estoica e epicuristicamente, com o objetivo de nos tornarmos pessoas melhores como seres humanos e profissionais realizados. Todos sabemos que se as coisas não vã bem em casa, com certeza também não poderão ir muito bem no trabalho, pois isso nos afeta diretamente. Não somos máquinas. Somos seres humanos.

Na obra, Walter Riso nos conta histórias verdadeiras de pacientes que passaram por seus consultórios, onde muitos podemos nos identificar como se pacientes fôssemos e nos aconselha: - “Se não for prejudicial para você nem para ninguém, você pode fazer qualquer coisa. Inclusive ser feliz”. (...) “Acostume-se a entrar de vez em quando em uma livraria e olhar nas prateleiras; você encontrará algo que chame sua atenção. Quando aprender a espiar na ciência, não precisará comprar ecstasy ou maconha”.

Bem, então levante a bunda da cadeira e vá até a livraria mais próxima. É um pouco mais caro que na Amazon, mas o prazer é maior.

Boa leitura.

NH, 04/09/2022.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page