MEU LIVRO DA SEMANA - 25
- Carlos A. Buckmann
- 19 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 25
CLICK – COMO RESOLVER PROBLEMAS INSUPERÁVEIS David Niven, PhD
David Niven nesse caso, não é aquele velho ator inglês, que por certo vocês identificam no filme A Pantera Cor de Rosa e tantos outros. Este, é psicólogo, professor universitário e cientista social americano, com diversos títulos publicados e milhões de exemplares vendidos.
Nesse CLICK, David aborda de maneira clara e com exemplos conhecidos, como devemos e podemos enfrentar qualquer problema, desviando o foco do problema e focando na solução.
A capa do livro nos traz uma barbatana de tubarão, nadando em uma banheira, remetendo a um dos “problemas insuperáveis” vivido e resolvido pelo então iniciante em produção cinematográfica, Steven Spielberg, em seu mega sucesso de bilheterias nos anos 70, TUBARÃO.
Então, a cada capítulo, um problema e uma solução, conhecidos e famosos nos são apresentados em meio a conselhos de como devemos proceder para resolvermos nossos problemas do dia a dia e que se nos parecem insuperáveis. – “Nós deixamos essa assimetria entre bem e mal perdurar como um ato de auto preservação, mas, hoje em dia, prestar atenção no perigo é uma ameaça ainda maior para as nossas vidas do que o próprio perigo. (...) Em qualquer estilo de vida, ter a coragem de superar reações negativa, de superar más notícias, de superar o medo, abre um mundo de possibilidades.”
Como o autor é psicólogo, naturalmente suas abordagens buscam analisar o comportamento do ser humano, tanto individualmente como em sociedade. Não temos como dissociar o que somos de nosso comportamento em sociedade, mostrando que muitas vezes, as pessoas de mentalidade mais obtusas, sempre procuram disfarçar suas limitações abusando de críticas sobre, principalmente, ao que desconhecem. – “Por que as pessoas persistem em seu comportamento autodestrutivo e ignoram o fato gritante de que o que vêm fazendo há anos não resolve seus problemas? – Você vai se deparar com essa e outras perguntas contundentes, que fará com que você identifique certas pessoas tóxicas que vivem ao seu redor e como evitá-las.
Um destaque especial para o capítulo 6 desse livro: “QUATRO ARGUMENTOS E O EQUÍVOCO DE ESTAR SEMPRE CERTO”, onde aborda a confiança de quem sabe o que faz e a lucidez de se saber ignorante em certos assuntos e de não ter vergonha de perguntar: - “Quando a confiança impede uma pessoa de fazer perguntas, ela não mais nos impulsiona para a frente, ela nos acorrenta.(...) Em outras palavras, quando estamos errados, permanecemos felizes continuando a estar errado.” - De tudo isso, só a lamentar saber que o mundo está cheio de pessoas assim.
Mas, fora isso, é um bom livro de psicologia comportamental.
Boa leitura.
NH, 19/02/2023.
# fica a dica: siga meu Blog.




Comentários