MEU LIVRO DA SEMANA - 21
- Carlos A. Buckmann
- 22 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 21
A GRANDE OBRA – (Luiz Alberto Hetem)
Este livro foi publicado em 2016 pela Novo Século Editora Ltda., e eu o li em 2017, tendo-o comprado numa livraria do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quando embarcava para o Primeiro Encontro FEBRAFAR daquele ano. – Mas isso são apenas recordações que carinhosamente guardo na memória.
LUIZ ALBERTO B. HETEM, o autor dessa A GRANDE OBRA (seu primeiro livro publicado), é paulista da cidade de Ribeirão Preto, médico, psiquiatra, doutor em saúde mental, pós doutorado no serviço de Psiquiatria do Hospital Civil de Estrasburgo, na França.
A GRANDE OBRA (título nada modesto na minha modesta opinião) aborda ao que eu chamo de quatro das misérias que o ser humano traz consigo e são difíceis de conviver com elas: - ORGULHO – INVEJA – RAIVA e CULPA, e como nossa mente as trabalha e muitas vezes as encadeiam, de tal modo que podem nos “tirar do eixo”, sendo necessário buscar ajuda de um psiquiatra. – Mas fique tranquilo, se você convive com essas quatro “misérias humanas”, entre outras que carregamos ao longo de nossa curta vida, elas são curáveis e esse livro vai te ajudar, se não a se livrar delas, pelo menos entende-las e poder amenizá-las para conviver estoicamente com elas, pois - “...As emoções que podem se tornar obstáculos estão presentes em todos nós” - portanto, se você convive com elas, tenho a te informar que você é um ser humano normal. Tem apenas que saber se livrar delas, ou, pelo menos, saber domá-las.
O ser humano é o único da espécie animal que vive através de emoções, diárias, instantâneas e a cada momento ou a cada contato com outro ser humano. – “... as emoções determinam a qualidade das nossas vidas (...) Já que não podemos viver sem elas, a questão é como fazer para que possamos viver melhor com elas.” - o que o autor considera emoções como uma dádiva, que nos diferencia dos outros animais.
Emoções são sentimentos e, - “podem ser destrutivos, mas nem por isso, maus. (...) Aprender a lidar com eles é mais promissor e menos desgastantes do que tentar negá-los ou eliminá-los.” – O grande problema é quando as emoções se tornam obstáculos, que é um capítulo especial abordado nessa obra. – “Nossas emoções frequentemente são nossos melhores guias (...) Por se tratar de emoções humanas, todas elas fazem parte de nosso estar no mundo, das nossas ações e reações. (...)Transformá-las em sentimentos para então apará-los ou mesmo apenas manipulá-los, gera desconforto.”
Isso entendido, a leitura nos leva a entender minuciosamente cada um desses sentimentos, que eu considero como nossas “misérias humanas” e como tratá-las.
ORGULHO - “...A pessoa movida por orgulho tem enorme dificuldade para admitir suas limitações (... ) Como mão seria de estranhar, no trabalho, mais claramente que no convívio social, aparecem com mais nitidez os problemas decorrentes do orgulho.” – Se você se identificou, torno a afirmar, você é um ser humano normal. Esse capítulo vai te ajudar a sair dessa.
INVEJA – “... a inveja tem como elementos de sua essência a maldade dissimulada, a crueldade, o desejo impotente, o rancor oculto e o despeito.” - Nada a ver com você? - Melhor. Mas leia com calma. Com certeza você terá algo a aprender.
RAIVA – “... É elementar e poderosa como o fogo. Arde, queima, pode provocar dor e não é realista imaginar que seja possível eliminá-la inteiramente de nossas vidas. (...) Motivados por ela podemos cometer atos, alguns com consequências irreversíveis, dos quais venhamos a nos arrepender”. - Para que isso possa ser evitado, esse capítulo vai lhe ensinar com tratar e se possível eliminar essa miséria.
CULPA – “A culpa surge inevitavelmente quando um padrão, uma regra, um princípio ou uma conduta esperada são desrespeitados.” - o que me faz pensar que pode vir também pelas misérias anteriores.
Se você parou para pensar um instante sobre as “dicas” que registrei aqui e se identificou com elas, meu amigo, você é um ser humano e, com certeza, pode melhorar e tornar o seu mundo melhor.
Boa leitura.
NH, 22/01/2023.
# fica a dica: https://betobuckmann46.wixsite.com/betobuckmannconsult




Comentários