top of page

MEU LIVRO DA SEMANA - 18

  • Carlos A. Buckmann
  • 31 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 18

VIDA LÍQUIDA – (Zygmunt Bauman)

E chegamos no último dia do ano de 2022. A reação natural de nosso pensamento: - Como passou rápido. – No entanto foram os mesmos doze meses, as mesmas cinquenta e duas semanas, os mesmos trezentos e sessenta e cinco dias e cada dia com seus mesmos mil quatrocentos e quarenta minutos. Os relógios não andaram mais rápido. Você pode conferir. Então por que temos esse sentimento de que tudo passou mais rápido? Talvez você encontre a resposta nesse livro: Vida Liquida, do filósofo polonês contemporâneo Zygmunt Bauman (1925- 2017), professor emérito das universidades de Varsóvia e Le e que de sua vasta obra, temos mais de quarenta títulos publicados no Brasil.

Bauman traz para nosso tempo, com atualização primorosa, o básico da filosofia de Heráclito (540 – 470 a.C.) que descreveu a fluidez do mundo e da vida: - “Na natureza tudo flui” – ou seja, o mundo em movimento perpétuo.

Analisando a realidade da vida individual, começa essa obra afirmando: -“Ser um indivíduo numa sociedade de indivíduos custa dinheiro, muito dinheiro. A corrida pela individualização tem acesso restrito e concentra os que têm credenciais para participar” - e isso mostra como o capitalismo neoliberal vem afetando a vida de todos os povos, divididos em uma sociedade cada vez mais elitista, transformando-a numa sociedade estritamente de consumo.

As análises são profundas, mas perfeitamente lógicas, mostrando a força do marketing/mídia movido pela força do dinheiro e que cria sempre necessidades, cada vez mais urgentes. Nosso telefone que era fixo e difícil de possuir, se transformou em celulares de telefonia móvel e estes em smartfones que se atualizam a cada ano e às vezes em poucos meses, criando necessidades para que tenhamos que trocá-los o mais rápido possível, um caminho de via expressa entre a loja e o lixo. As tecnologias são criadas e descartadas numa rapidez estonteante, bastando lembrar se você foi usuário do Orkut, consultava o Achei (site de busca) e usava o SMS. Se você não se atualiza, você está “out”.

Suas análises se aprofundam na liquidez de nossa mente, que pela força midiática, pode nos tronar dogmáticos, tanto pela religião (seja ela qual for) quanto em ideologia, chegando ao ponto em que ambas se confundem e no dizer de Hannah Arendt, se transformam em ralé, a massa não pensante, cordeiros que necessitam de um líder (ou pastor) para guiá-los até ao matadouro. - Bauman sita então William T. Cavanaugh: -“... as crenças dos Jim Jones e Osama bin Laden do mundo são uma parte significativa do problema da violência do século XXI. Pelo menos tão ao “livre-comércio”, a democracia liberal e a hegemonia norte-americana à um mundo faminto”. – passando então, a sermos usados e consumidos.

E como nos livrar disso? A sugestão de Bauman é que só a cultura e a educação continuada, a “Life long learning” (aprendizado toda a vida) pode nos tirar dessa massificação que nos arrasta pela liquidez da vida e que faz com que o tempo pareça escorrer com mais rapidez. – “Ser usado e dissolver-se no processo do consumo instantâneo não são o destino dos produtos culturais nem o critério do seu valor. (...) Um objeto é cultural na medida em que sobreviva a qualquer uso que tenha orientado a sua criação.(...) A ‘Síndrome consumista’ é uma questão de velocidade, excesso e desperdício”.

Infelizmente não temos como nos livrar da “Vida Líquida”, mas podemos torná-la mais humana, mais bondosa, enfim, mais vivida, bastando para isso seguir este conselho de Bauman com que encerro a análise desse excelente livro: - “Mais precisamente, no ambiente líquido-moderno a educação e a aprendizagem, para terem alguma utilidade, devem ser contínuas e realmente por toda a vida”.

E que tenhamos todos um Novo Ano com mais paz, livre de dogmas para que possamos ter mais diálogos para melhorar nossas vidas.

Boa Leitura

NH 31/12/2022.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page