top of page

MEU LIVRO DA SEMANA 10

  • Carlos A. Buckmann
  • 23 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA 10

APRENDENDO A VIVER – (SÊNECA)

Há muitos anos, este “livrinho” (pequeno só no tamanho) me acompanha. Leio e releio constantemente, pois como ser humano e imperfeito, estou continuamente aprendendo a viver.

Para quem não tem o hábito da leitura, é uma forma de adquirir esse hábito; para quem gosta de ler, é uma permanente lição de filosofia estoica.

Escrito em estilo epistolar, ou seja, na forma de cartas, endereçadas a um amigo (talvez imaginário) Lucílio, bem que você poderia lê-las como se escritas fossem para você.

Antes, um pouquinho sobre o autor: - Lúcio Anneo Sêneca (4 a.C/65 d.C), nasceu em Córdoba, Espanha, sob o domínio de Roma. Filho de Anneo Sêneca, o Velho, foi um dos mais importantes filósofos romanos e considerado um dos mais atuantes defensores do estoicismo. Paro por aqui, pois não é da biografia do autor que quero escrever, mas sim desta sua singular obra.

Aprendendo a viver, é uma seleção de 29 textos, extraídos de um total de 124 que perfizeram a obra original.

Por que você deve ler e sempre reler este livro? – Vou colocar aqui alguns dos motivos:

- Para você que “nunca tem tempo”, a primeira epístola cai como uma luva: - “Convence-te de que é assim como te escrevo: certos momentos nos são tomados, outros nos são furtados e outros ainda se perdem ao vento. Mas a coisa mais lamentável é perder tempo por negligência. (...) pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.”

Ah! Mas você é aquela pessoa que está sempre envolvido pelos negócios, na atribulação do dia a dia, não consegue momentos seus para uma reflexão, eis o que ele anuncia: - “Nunca passo um só dia no ócio: dedico parte da noite aos estudos. Não me abandono ao sono, mas sucumbo, e continuo no trabalho com os olhos caídos e cansados pela vigília.” - Confesso que encontrei outra forma de não sucumbir ao sono: acordo às quatro da madrugada para me dedicar à leitura e meus estudos permanentes.

Mas eu entendo se você me diz que está velho, talvez aposentado, vida que para mim não faz sentido, mas que você curte, Sêneca escreve: -“Olho para a porta e pergunto: quem é esse decrépito dado ao ócio? (...) ninguém é tão velho que não possa esperar mais um único outro dia. (...) Abarquemos e amemos a velhice: é cheia de prazeres, se sabemos fazer uso dela.”

E daí, você está muito bem no lugar onde está. A zona de conforto é maravilhosa. Seu emprego “parece” estável e você então teme novos desafios. No linguajar do gaúcho, você “não monta no cavalo que passa encilhado”, ou seja, não aproveita a nova oportunidade que lhe é oferecida, então eu contraponho a minha própria existência, da qual nunca me arrependi, seguindo o que ele escreveu: - “Não nasci para um único lugar, a minha pátria é esse mundo inteiro.”

E se você pensa que é imortal, ele nos mostra o que fazer, para desgosto seu, com a brevidade da vida: - “Não me parece que no passado o tempo fosse tão veloz. (Escrito há mais de dois mil anos e ainda pensamos assim). Agora, a sua rapidez me parece incrível, seja porque percebo que o fim se aproxima, seja porque comecei a observar e fazer as contas das minhas perdas. (...) o valor da vida não está na sua duração, mas no uso que dela pode ser feito; que pode acontecer, como acontece com frequência, que quem viveu muito, muitas vezes, viveu pouco. (...) A natureza nos criou dóceis e nos deu uma razão imperfeita, mas capaz de se aperfeiçoar.”

Por tudo isso, nessas vinte e quatro cartas, estaremos sempre APRENDENDO A VIVER, lendo, relendo e relendo, sabendo que então nossa vida tem um significado e significância para os outros e para o mundo.

Boa leitura.

NH, 23/10/2022.




 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page