FLUXO DE CAIXA X FLUXO DE TEMPO
- Carlos A. Buckmann
- 12 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Em outros ensaios já publiquei minha certeza da importância dos controles contábeis de uma empresa, mesmo que de médio ou pequeno porte e ressaltei que, quem não controla seus números, não conhece nem controla seus negócios.r
Dentre esses controles, o FLUXO DE CAIXA é de suma importância, pois é com ele que o empresário monitora a saúde de seu negócio. Se você não sabe como trabalhar o seu fluxo de caixa, precisa consultar um especialista. Seu contador deve saber como implementar uma ferramenta de Excel para auxiliá-lo, ou então, no Google tem uma centena delas.
É só com o controle do fluxo de caixa, programando receitas e despesas diárias, semanais e mensais, que é possível manter o equilíbrio financeiro e tornar qualquer negócio saudável.
Entretanto, diversos pequenos empresários continuam a controlar seu caixa pelo “olhômetro”, fazendo sangrias diárias e misturando contas do CPF (pessoais) com do CNPJ (da empresa). - Desculpa: falta de tempo. A mesma e velha desculpa para tudo o que posterga em sua vida pessoal e empresarial.
Para o controle de como gastar seu tempo, é preciso também criar uma planilha de fluxo de tempo, que se chama CRONOGRAMA. Essa palavra vem do grego antigo, derivada de CHRONOS, o deus grego do tempo.
Na mitologia grega, Chronos comia, devorava todos os seus filhos (minutos, horas e dias). Nada mais verdadeiro ainda nos dias de hoje. – Chame como quiser, de Chronos ou de vida, mas cada segundo que passa, já foi devorado e não mais retorna.
E, como tempo é dinheiro, precisa ser controlado como vamos gastá-lo no dia a dia, o que até pode ser feito com uma simples agenda, ou se você quiser, com alguma planilha mais elaborada do Excel. Tanto faz, o importante é termos o controle total sobre este bem inestimável.
Os gregos antigos, tinham outro deus que controlava o tempo, se chamava Kairós (pronuncia-se Queiros). Esse era o deus do momento oportuno, aquele que era controlado pelo coração, onde as coisas eram realizadas conforme o momento se apresentasse e se julgasse que então era a hora de agir.
Como podemos deduzir, é impossível criar um “KAIROGRAMA” para controlar o tempo do coração, pois o tempo do momento oportuno não tem como ser programado; ele acontece conforme os desejos de Kairós, ou seja, acontece ao deus dará.
Daí, eu pergunto: Qual o deus que controla o seu tempo, a sua vida? – Claro que Kairós é mais simpático, mais queridinho, mais oportuno. – Mas tenho uma notícia prá você: Na mitologia grega, Kairós também era filho de Chronos, consequentemente...
Chame de Chronos ou chame de vida, seus minutos, horas e dias serão sempre devorados. Portanto, programe-se.
Pense nisso
e bons negócios prá nós.




Comentários