top of page

FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO

  • Carlos A. Buckmann
  • 29 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura


Ficará registrado para sempre na história, que um dia o país teve um ministro (inimigo) da educação que declarou que iria tirar verbas das universidades das cátedras (cátedra é termo que eu uso porque ele não sabe o que significa) de filosofia e sociologia, para levar recursos para cursos que gerem ganho imediato, conforme afirmou: “... o ensino de filosofia e sociologia desrespeita o “dinheiro do contribuinte” e que o ensino deve estar centrado em gerar habilidades para os pagadores de impostos.” (SIC jornal Hora do Povo de 26/04/2019).

Em meus ensaios, nunca mencionei nada sobre política e políticos brasileiros, pois considero gastar verbo com quem não merece. Portanto, acho que alguém mais chegado a eles, deveria explicar para o sr. Abraham Weintraub, o significado da palavra FILOSOFIA, do grego Filos (Amor) e Sofia (Sabedoria/Conhecimento), ou seja, amor pela sabedoria ou conhecimento.

Isso dito, vamos ao que realmente tem importância.

Assim como cada um de nós, seres pensantes, o que nos diferencia dos animais, temos nossa “Filosofia” de vida, cada empresa, pequena, média ou grande, nacional ou multinacional, pública ou privada, também tem sua “Filosofia” de trabalho, que são seus princípios norteadores: MISSÃO, VISÃO E VALORES. Sem isso bem definido, qualquer empresa passa a ser um barco sem leme perdido no mar revolto da economia de mercado.

As pessoas que definem esses princípios norteadores, são gestores com profundo “amor ao conhecimento” do que se propõem essas empresas e a que fim pretendem alcançar, além do simples lucro imediato, que logo definharia e levaria a falência por falta de propósitos maiores.

O mundo só se desenvolveu, comercial e socialmente, graças aos pensadores, filósofos, desde o período pré-socrático, como Empédocles (445 a.C.) o primeiro a estudar os quatro elementos: “Fogo, água terra e ar”, que chamou de raízes de todas as coisas, onde além das perguntas: “O que existia antes”, “o que existe” e “Como tudo veio a ser como é” se perguntava “POR QUE?”.

Nas palavras da professora CATHERINE OSBORNE, “...aos filósofos não importam os experimentos criados para provar que a coisa acontece de tal modo. A filosofia procura uma razão, não somente um fato científico” (SIC Filosofia pré-socrática, pg. 34 editora L&PM 2013). Assim trazendo para nossas empresas, qual a razão, qual nossa missão, qual nossa visão sobre nossos negócios, quais valores nos norteiam?

Poderíamos citar um grande número de outros filósofos que antecederam a Sócrates, como Tales, Pitágoras (o do teorema, que todos nós estudamos no ensino básico), Zenão, Demócrito e tantos outros, mas me tornaria um tanto enfadonho.

Trazendo a filosofia para o mundo dos negócios, o mestre dos mestres em administração, PETER DRUCKER, que já mencionei em outros ensaios, utilizava o método socrático de perguntas para desenvolver seus estudos e atingir resultados em suas consultorias, dando valores às empresas e um propósito aos negócios.

JACK WELSH, aplicou o método cartesiano (René Descartes) para transformar a GE na maior empresa do mundo, com uso da razão para definir os negócios que eram primordiais para sua organização.

Para o filósofo suíço ALAIN DE BOTTON, nosso contemporâneo, nascido em 1969 e formado pela King’s College London, a filosofia é uma ferramenta valiosa, que pode ajudar o indivíduo e as empresa a lidar com os problemas do dia a dia e viver melhor.

Concluindo: empresários, de qualquer porte, que não estruturam seus negócios na filosofia de MISSÃO, VISÃO E VALORES, saberão muito rapidamente que o lucro imediato não se sustenta por muito tempo e suas empresas, sem sentido (teoria Weintraub), estão navegando sem rumo e não chegarão a lugar algum.

Pensem nisso e

Bons negócios prá nós.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page