ESTUDAR PARA DESMISTIFICAR
- Carlos A. Buckmann
- 26 de set. de 2021
- 3 min de leitura

O desenvolvimento de uma nação só é conseguido através do desenvolvimento de cada um de seus cidadãos e esse desenvolvimento só acontece através da educação e da cultura que cada cidadão adquire.
Em 1964, com a implantação da ditadura militar, nosso diretório acadêmico, como todos no Brasil, foi fechado, nossa biblioteca foi confiscada e nossos livros foram queimados. Antes da “fogueira literária”, fui levado para interrogatório. O meu inquisidor foi um tenente, que nunca fiquei sabendo o nome, pois a identificação em seu uniforme havia sido removida para justamente impossibilitar essa identificação. Todo o foco de seu interrogatório era saber por que nossa biblioteca tinha os livros “comunistas” O Capital de Karl Marx e A Riqueza das Nações de Adam Smith. Foi difícil explicar que no estudo da economia precisávamos entender o antagonismo das duas correntes. Pela cara de espanto dele vi que não entendia o que queria dizer “antagonismo”. Aí tive que explicar que eram ideias diferentes, que um sim (Marx) era defensor do socialismo – COMUNISMO – retrucou o tenente, e o outro (Smith), era o “pai” da economia capitalista. Encurtando a história, as explicações foram inúteis e ambas as obras foram pra fogueira.
Conto essa história porque resolvi reler estas duas obras em conjunto e, em vez de procurar os antagonismos procurei encontrar as similaridades de ideais.
Se você duvida que existam similaridades, pensamentos convergentes, vou propor, logo abaixo, um exercício para ver se você está familiarizado com o assunto.
Ambas as obras tratam de CAPITAL (dinheiro/riqueza), EDUCAÇÃO (ensino/cultura) e RELIGIÃO (dogmas/sofismas), com detalhamentos maiores ou menores de acordo com a visão de cada autor, que embora antagônicas, têm similaridades e convergências de ideias.
Vamos ao exercício (teste) para que você avalie seus conhecimentos. Vou escrever algumas frases sem contextualizá-las e sem identificar o autor, apenas numerando-as, para que no final você confira e veja seu número de erros e acertos. Claro que não vou colocar frases óbvias como “a religião é o ópio do povo”, ou “o que gera a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal”.
Vamos lá. Anote num papel avulso as suas respostas:
1. “A utilidade é então a mais importante e indispensável qualidade da mercadoria. A utilidade, que se realiza no uso ou no consumo, confere à mercadoria o seu valor de uso.”
2. “Seja qual for a necessidade do Estado que este imposto poderá suprir, essa necessidade seria especialmente sanada à custa dos pobres, e não dos ricos, ou seja, à custa daqueles que têm menos condições de arcar com essa obrigação, e não daqueles que tem mais condições de pagar por elas”
3. “Uma rodovia importante não pode ser construída em meio a um deserto onde há pouco ou nenhum comércio, ou simplesmente pelo fato de ela levar as pessoas até a casa de campo do intendente da província, ou até a casa de algum grande senhor a quem o intendente considera conveniente agradar”.
4. “os pedágios para a manutenção de uma rodovia não podem, com qualquer segurança, tornar-se propriedade de pessoas privadas”.
5. “É no comércio entre as nações que o valor das mercadorias se realiza universalmente”.
6. “O dinheiro universal desempenha as três funções: de meio de pagamento, de meio de compra e, de matéria social da riqueza em geral (universal wealth)”.
O teste acaba por aqui. Antes de você conferir suas respostas, vou dar a fonte de onde as afirmações foram tiradas: - “O Capital” de Karl Marx (extratos por Paul Lanfargue) – Editora Veneta – 2014 e “A Riqueza das Nações” de Adam Smith - (Uma Investigação Sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações) – Editora Madras – 2020.
As Respostas:
1. – Karl Marx
2. – Adam Smith
3. – Adam Smith
4. – Adam Smith
5. – Karl Marx
6. – Karl Marx
E então, quantas você acertou?
Espero tê-lo ajudado a ver a importância de estudar sempre, para não emitir opiniões erradas e passar a divulgador de falsas ideias.
Lembre-se: O desenvolvimento de uma nação só é conseguido através do desenvolvimento de cada um de seus cidadãos e esse desenvolvimento só acontece através da educação e da cultura que cada cidadão adquire.
Pense nisso
e bons negócios prá nós.
Setembro de 2021 (recuperado da Covid, sem sequelas, graças a vacina)




Comentários