UMA ARTE MILENAR
- Carlos A. Buckmann
- 26 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Não se sabe exatamente quando teria sido escrito. Mas, de acordo com o que se conhece, a datação está entre os séculos VI e I a.C, ou seja, pelo menos há mais de 2.500 anos. Hoje é o livro mais recomendado, uma espécie de pequena bíblia para o mundo empreendedor. Se você já leu, sabe que estou falando de “A ARTE DA GUERRA” de Sun Tzu.
Cada vez que releio seu texto, descubro melhores estratégias que podem ser utilizadas em nossos negócios.
Hoje quero destacar este trecho:
“... Agora, eis aqui os cinco elementos da arte da guerra:
I. A medida do espaço;
II. A avaliação das quantidades;
III. As regras de cálculo;
IV. As comparações;
V. As chances de vitória.”...
Em nossos negócios, “A medida do espaço” vai além da área física de nossa loja, que também deve ser avaliada com cuidado e critério, mais que isso, a área de influência que podemos e devemos atingir. Onde se situa nossa clientela, até aonde podemos nos expandir, qual nosso público alvo.
A “Avaliação das quantidades”, vai além da mensuração de nosso estoque ideal, que é primordial para não se perder vendas por falta de estoque, nem ter que descartar produtos vencidos. - Nossa equipe, que são nossos “soldados” na guerra diária de nosso trabalho, está de acordo com nossas necessidades? Será que não estamos desperdiçando mão de obra? Será que não temos poucos “soldados” para atender a demanda? – Já medimos a quantidade de público que entra em nossa loja? – Será que cada membro da equipe vende a quantidade necessária para atingir nossos objetivos?
Para “As regras de cálculo” precisamos ter absoluto domínio dos números que estabelecem a performance de nosso negócio. É preciso um cuidado especial com a contabilidade, com o gerenciamento criterioso de nossos gastos para melhorar nossos índices de lucratividade. Lembre sempre: OS NÚMEROS NÃO MENTEM. Se você não os domina, não os conhece realmente, não tem como gerenciar sua empresa.
Não podemos perder de vista “As comparações”. Um volume de vendas é bom ou mau, comparado com o que? Meus preços são bons ou maus comparados com que? Meus clientes o comparam com próprio bolso ou com os preços da concorrência? Minha loja é bonita ou feia, comparada com o que? O quão moderna e agradável ela é, comparada com as exigências e mudanças do mercado atual? – Você tem que ter um padrão para se comparar, tem que ver como age o mercado para saber se vai bem ou vai mal.
Das quatro regras anteriores vai depender “As chances de vitória”. – Medir, Avaliar, Calcular e Comparar nos darão a exata possibilidade do sucesso ou fracasso de nossa empresa. Você tem ferramentas que lhe deem essas informações? Sabe utilizá-las?
Pense nisso e
Bons negócios prá nós.




Comentários