UM GAÚCHO DE CORAÇÃO
- Carlos A. Buckmann
- 20 de set. de 2025
- 2 min de leitura

UM GAÚCHO DE CORAÇÃO
Com certeza, para mim que nasci nesse Rio Grande, que foi berço de tantos nomes ilustres, como Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Getúlio Vargas, Érico e Luiz Fernando Veríssimo, entre tantos outros, a data de 20 de setembro é muito importante.
Mas deixando de lado tudo isso, ela é mais importante porque é a data de aniversário de meu amigo JOSÉ ABUD NETO, o Netinho, como nós o chamamos.
E esse Netinho é muito especial. Ele é mais meu amigo, do que eu posso ser dele.
Se eu acreditasse em reencarnação, o que acho muito difícil, diria que em vidas passadas, poderíamos ter sido Karl Marx (eu) e Friedrich Engels (ele). Se você não conhece a história da vida desses personagens, leia o livro “Rumo à Estação Finlândia”, de Edmund Wilson. Não se preocupe, ler esse livro não vai fazer de você um comunista.
Claro que eu seria um Marx menos radical, muito mais estoico, mas sempre preocupado com a “mais valia” e sem medo do “fantasma do comunismo”. Neto seria, ou melhor, é, um Engels muito mais humano (e o original era muito humano), mais caridoso, muito mais sensível, um Engels que se aprimorou em nova vida.
Faço essa viagem à outras vidas, para mostrar que, como Engels foi sempre o suporte para que Marx continuasse vivendo, estudando e escrevendo suas obras, Neto tem sido meu suporte para fazer o mesmo, (sem o radicalismo de Marx). Por isso, ele é mais meu amigo que eu dele.
Essa é a forma que eu achei para dar um abraço em meu amigo Neto e desejar-lhe uma vida longa, cheia de saúde e muita paz.
Feliz Aniversário, meu amigo, meu irmão e GAÚCHO HONORÁRIO.




Comentários