top of page

TUDO COMEÇA PELO VISUAL

  • Carlos A. Buckmann
  • 21 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura



Certa vez, quando iniciava um trabalho com um cliente do interior, cidade pequena e ele proprietário de um pequeno comércio, comentei sobre a necessidade de reforma total de sua loja, desde a fachada até ao layout interno, que era o mesmo desde sua inauguração, há mais de quinze anos. – Sua principal argumentação para resistir a mudança era de que, seu bairro e consequentemente seus clientes, era formado por gente humilde, de baixo poder aquisitivo, tipo classe C e D e, os mais ricos eram os “fazendeiros” que vinham do interior só para compras e, esses também, acostumados com a vida simples do campo, não gostavam de coisas “chiques”.

Ante este argumento me veio a lembrança a frase do imortal carnavalesco JOÃOZINHO TRINTA: “O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual”.

Infelizmente, esse tipo de pensamento que tinha meu cliente (consegui muda-lo), ainda serve de desculpa para a acomodação e a manutenção de lojas feias, escuras e desatualizadas. Mas tenham a certeza, isso é só uma desculpa sem qualquer nexo. – Todo o mundo, pessoas de qualquer classe, gostam de obter sempre o melhor em qualquer situação. Ainda mais em se tratando de gastar seu dinheiro, que para os mais pobres é escasso e por isso precisam valorizá-lo, tanto quanto para os mais ricos, esses sim que não abrem mão de “coisas chiques”.

A visão é nosso principal sentido. Tudo começa por ela, pois no dito popular, “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira em qualquer situação. Na apresentação da comida que vai para a mesa, “você começa a comer com os olhos”. Se o prato não tiver uma boa aparência, na certa você vai rejeitá-lo, ou se a fome for muita (necessidade), você vai apenas “provar, fazer uma boquinha”.

Quando uma pessoa tem necessidade (fome) de algum produto, ela também começa sua compra com os olhos. – Se a loja é moderna, da fachada ao interior, onde a pessoa se sinta bem, ele vai “degustá-la” por mais tempo e vai certamente ampliar seu desejo de compras. Se a loja (o prato) não for bonita, bem apresentada, ele vai apenas pegar o que necessita no momento de urgência (sua fome) e não amplia suas compras.

Hoje, mais do que nunca, o poder da mídia, principalmente via televisão, leva as pessoas (de qualquer classe social) a buscarem o que é melhor, mais bonito e às vezes, até mais caro.

Devemos compreender que a mídia entende da biologia do comportamento humano que faz mexer com a sua “libido” de consumo. – Parece estranho? Ou você não sente um prazer quase “orgástico” quando fez uma boa compra, que satisfaz um desejo mais profundo?

Pedro Camargo, no seu livro “O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, a biologia, anatomia e fisiologia do consumo” (Editora Novo Conceito) faz uma análise criteriosa de como funciona o “intimo” do consumidor, resumindo em uma frase que anotei: - “...Portanto, quem pretende entender o comportamento humano não pode prescindir da análise biológica em todas suas perspectivas”.

É assim que a “coisa” funciona: nós, os humanos, gostamos do que é bom, buscamos sempre o melhor e nossa busca começa pelos olhos. Portanto, lembre-se disso, o visual da loja impacta sempre sobre o comportamento de compra do cliente.

Bons negócios prá nós.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page