MEU LIVRO DA SEMANA - 41
- Carlos A. Buckmann
- 11 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA 41
O Poder da Resiliência (Rick Hanson Ph.D.)
Resiliência é uma palavra que “entrou na moda”, ou seja, passou a ser usada mais frequentemente há poucos anos. De origem inglesa, “resilience” (literalmente, elasticidade), ela vem do estudo da física como a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Para a filosofia e a sociologia, ela foi adaptada no sentido figurado, como a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.
Neste segundo sentido, todo o ser humano, em maior ou menor grau, possui resiliência. Eu diria até que todo ser vivo da natureza, também o possui em maior ou menor grau: - a lagartixa, ao se sentir atacada, como forma de defesa, rompe e perde sua cauda, que em poucos dias se restabelece. A árvore que dá o fruto TAPEREBÁ, na Amazônia, por não ser flexível, quebra no vendaval, mas seu troco quebrado em contato com o solo, cria raízes e dá origem a nova árvore. Eu poderia citar inúmeros exemplos, mas sairia da análise que quero apresentar sobre esse livro.
RICK HANSON, autor dessa obra, Ph.D., é psicólogo e professor na Universidade da Califórnia (UCLA) e teve a colaboração de seu filho Forrest Hanson, nas pesquisas e textos que culminaram na edição desse livro.
Como eu mencionei incialmente, todos nós possuímos em maior ou menor grau, a capacidade de resiliência, pois a vida no dia a dia, sempre nos traz surpresas que às vezes nos tiram do eixo e, então, é preciso essa qualidade para continuarmos firmes e fortes. E é preciso, como todas as nossas qualidades, com o hábito e a repetição, torná-las cada vez mais fortes.
Como fazer isso, é o que nos ensina Rick Hanson, potencializando 12 qualidades mentais que possuímos, mas que normalmente deixamos adormecidas:
(...) o caminho que nossa vida toma depende apenas de três fatores: como lidamos com os desafios, como protegemos nossas vulnerabilidades e como aumentamos nossos recursos (mentais).
Tudo começa em primeiro se reconhecer, saber o quanto temos de vulnerabilidade e termos compaixão por nós mesmos, por sermos tão frágeis como humanos que somos, sendo do reino animal, o que leva mais tempo para passar da infância a fase adulta, o que mais demora para andar com as próprias pernas, o que mais demora para se comunicar com seus semelhantes, o que mais demora para se recuperar de enfermidades. Então, é preciso a auto compaixão:
A compaixão por si mesmo é fundamental, pois, se você não se importar pelo que sente nem estiver disposto a fazer algo para melhorar, qualquer esforço para se tornar mais feliz e resiliente, será em vão.
O hábito que nos torna resilientes depende do constante aprendizado. Lembrando o que afirmou René Descartes: “Daria tuto que sei em troca da metade do que não sei” – o que significa que precisamos aprender sempre, pois ninguém é sábio por inteiro.
Cerca de um terço de nossos atributos está inscrito em nosso DNA, enquanto os outros dois terços são adquiridos. (...) O aprendizado é o maior dos superpoderes, pois é o que cultiva os outros. Se quiser incrementar sua curva de crescimento na vida, vale a pena aprender sobre o aprendizado.
De maneira didática e simples, nos ensina como buscar o recursos para o aprendizado, com garra, paciência, determinação, humildade, confiança, calma, (é diferente de paciência), empatia e amor. Com a leitura desse livro vamos aprender estratégias e técnicas para interagir melhor com os outros, integrando recursos emocionais aos nossos circuitos cerebrais.
É preciso que se entenda, que para se ter empatia, é preciso que se viva com amor. O amor está para a empatia, na razão direta do auto entendimento: se nos amamos, não podemos deixar de ter empatia, pois o outro sou eu em outro corpo, um humano como eu e você. Amor e empatia nos levam a ser cada vez mais resilientes.
Com empatia, podemos ter uma ideia real das tristezas e alegrias dos outros. (...) Além de ser bom para os outros, fortalece o músculo (metafórico)do coração, acalma o corpo , protege o sistema imunológico, melhora o humor e provoca a gentileza dos outros.
Pois então, exercitando nossa mente, com hábitos baseados nos ensinamentos que adquirimos nessa leitura, vamos entender que:
(...) Resiliência é mais de que se recuperar de adversidades. As pessoas resilientes continuam perseguindo suas metas diante dos desafios.
É um ótimo livro. Vale a pena.
Boa leitura.
NH, 11/06/2023.
# Fica a dica: Siga meu blog: https://betobuckmann46.wixsite.com/betobuckmannconsult/blog




Comentários