top of page

MEU LIVRO DA SEMANA - 27

  • Carlos A. Buckmann
  • 5 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

EU NÃO VIM FAZER UM DISCURSO – (Gabriel Garcia Márquez)

Quando eu gosto de um autor, entenda-se do seu estilo literário, das suas ideias políticas, da fluência de seus textos, então eu procuro ler TODAS as suas obras e, faço isso, com vários autores, desde Platão, Sêneca, Cícero, Dostoiévski, Jean Jacques Rousseau, até nossos contemporâneos, como Yuval Noah Harari, Domênico de Masi, Daniel Goleman, Adam Grant e tantos outros, até ao ponto em que posso literalmente dialogar com eles, ou seria, metaforicamente? - Deixo ao julgamento de cada um.

Esse é meu relacionamento com GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ (1927 – Aracataca, Colômbia / 2014 – Ciudad de México, México), Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e que li tantas obras como CEM ANOS DE SOLIDÃO, NINGUÉM ESCREVE AO CORONEL, CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA, entra tantas outras (mais de uma dezena), até chegar a essa coletânea de discursos, vinte um ao todo, proferidos em diversos eventos ao longo de sua vida.

Abre essa coletânea com seu discurso como orador da turma no encerramento do curso, que hoje chamamos de ensino médio, na cidade de Zipaquirá , Colômbia, em 17 de novembro de 1944, onde inicia sua fala dizendo: - “Eu não vim fazer um discurso. Pude escolher para hoje o nobre tema da amizade...” – E aí começava, o jovem de apenas 16 anos, a mostrar seus dotes literários que o levariam até ao Nobel de Literatura.

Os discursos aqui agrupados foram proferidos ao longo de sua vida nos mais diversos pontos do mundo: Venezuela, México, Suécia, Cuba e na sua tão querida, sofrida e nunca esquecida Colômbia. Os temas são os mais diversos, dependendo do local e das circunstâncias do evento.

Por ocasião de seus 70 anos, escreveu em homenagem a seu amigo e então presidente da Colômbia Belisário Betancur, ao que ele dizia: - “A história não se mostrou tão truculenta com Belisário Betancur, porque na verdade ele não foi um governante que amava a poesia, mas um poeta a quem o destino impôs a penitência do poder.” - E pela sua intimidade com o poeta Presidente, descreve os primeiros versos escritos por Betancur, quando no ensino médio, odiando a aridez com que o professor ensinava o latim, escreveu: - “Senhor, Senhor te rogamos – e rogamos sem fim, - que caiam raios de merda – no professor de latim. (...) – O primeiro raio caiu nele mesmo, com a expulsão imediata.”

Ao falar para um evento militar, em Santafé de Bogotá, em 12 de abril de 1996, mesmo sem disfarçar seu antagonismo com as forças militares, discorre sobre sua convivência com essas forças e encerra seu discurso com essas palavras: - “Creio que a vida de todos nós seria melhor se cada um dos senhores levasse sempre um livro na mochila.” – Fala contundente em um ambienta não tão amigável.

De todos estes discursos, o que me deixou uma marca indelével, foi o proferido em Caracas, Venezuela, em 4 de março de 1990: - PREFÁCIO PARA UM NOVO MILÊNI0, onde suas palavras vão mexer com o leitor: - “(...) o longo amanhecer de um mundo presidido pela libertação total de pensamento, para que ninguém seja governado por ninguém mais que sua própria cabeça. (...) – Assim, no mundo do futuro iminente, nada estará escrito de antemão nem haverá lugar para nenhuma ilusão consagrada. Muitas coisas que ontem foram verdade, não o serão amanhã. (...) – podem ser a grande premonição de um continente ainda sem descobrir, no qual a morte há de ser derrotada pela felicidade, e haverá mais paz para sempre, mais tempo e melhor saúde, mais comida quente, mais rumbas saborosas, mais de tudo de bom para todos. Em duas palavras: MAIS AMOR.”

Ao findar a leitura desse texto, não resisti e tomando a caneta, subscrevi logo abaixo:

- Meu Deus!!! Quando chegaremos a isso?... e então, chorei.

Vale a pena ler.

NH, 05/03/2023


 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page