top of page

MEU LIVRO DA SEMANA - 22

  • Carlos A. Buckmann
  • 29 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 22

APRENDENDO A LIDERAR (James M. Kouzes e Barry Z. Posner)

Nascer, todos nós, eu, você e todos os que existem, por certo nasceram, pois essa é a lei que faz com que o mundo continue a evoluir. Médicos, advogados, contatores, gerentes, engenheiros, todos nasceram um certo dia, mas sem saber que profissão seguiriam. Assim também, todo líder nasceu um dia, mas não como líder, apenas como ser humano. Esse raciocínio é sá para desmistificar a liderança nata. Isso é coisa do passado. Hoje, os líderes são formados e alguns até têm diplomas universitários nos mais diversos ramos, o que os qualifica, em parte, para uma carreira de liderança.

JAMES M. KOUZES e BARRY Z. POSNER, respectivamente reitor e professor da Escola de Negócios Leavey da Santa Clara University em São Francisco na Califórnia - USA, são com certeza duas das maiores autoridades em formação de líderes no mundo todo.

Nesse livro, com uma didática clara e simples, nos mostram que líderes não nascem feitos, mas que qualquer um pode tornar-se um líder, seguindo cinco regras básicas do que é preciso aprender para isso, para ter uma empresa organizada e eficiente, ou então, sem uma liderança forte, ver qualquer negócio se transformar num caos: - “...apenas três coisas acontecem naturalmente em empresas: atrito, confusão e baixo desempenho; o resto requer liderança.” - e liderança se aprende, em um aprendizado contínuo, em “Life long learning”, pois o gestor que não continua em aprendizado constante, rapidamente perde a mão de liderança. – “Uma pesquisa da Gallup mostra que 50% das pessoas, em algum momento de suas carreiras, saíram do emprego para se livrar do seu gestor.” – Uma verdade incontestável, pois eu tive a experiência mais de uma vez, me afastando de líderes tóxicos. – “Quando se trata de liderança, a questão não é a personalidade do líder; é como esse indivíduo se comporta como um líder” (Caroline Wang).

Embora liderar não seja uma arte difícil, ela tem regras básicas que devem ser seguidas para que se tenha sucesso nessa missão. Sim: liderar é uma missão. Uma missão nobre e gratificante, capaz de melhorar pessoas, empresas e povos. – “Quanto mais você investe em fazer algo especial acontecer para os outros, mais ligação você sente com o que está fazendo e com a organização com a qual está envolvido.”

As cinco regras para uma liderança proativa são resilientes e auto evolutivas: DEFINA O CAMINHO – INSPIRE UMA VISÃO COMPARTILHADA – DESAFIE O PROCESSO – PERMITA QUE OS OUTROS AJAM – ENCORAJE OS CORAÇÕES. – O CAMINHO, embora seja uma rota a ser seguida, nem sempre é uma “estrada asfaltada de via única”; as vezes tem buracos ou desvios, que precisam ser superados para chegar ao destino. – A VISÃO COMPARTILHADA é dinâmica e precisa ser colaborativa; - DESAFIAR O PROCESSO é ser resiliente e sempre buscar iniciativas; - PERMITIR QUE OS OUTROS AJAM, eu chamo de orientar e sair do caminho, não atrapalhar a equipe; por fim, ENCORAJAR OS CORAÇÕES é reconhecer o que é bem feito e encorajar e ter apreço pela excelência individual. Então, liderar é um processo continuado e dinâmico, com base nessas cinco regras. - “Aprendizado contínuo é um modo de vida para líderes exemplares, então você nunca deixa de aprender nem de melhorar.(...) Qualquer que seja seu estilo de aprendizado, envolva-se nele todos os dias.”

Uma das formas de correção de rota de seu processo de liderança é o “feedback” contínuo e sistemático, que no livro os autores definem como “ A MENSAGEM-CHAVE E A AÇÃO: - “...se você quer crescer e desenvolver suas habilidades de liderança, terá que depender das pessoas à sua volta para que lhe digam sobre o impacto de seus pensamentos e ações.” – Isso com certeza vai mexer com seu ego. Mas diz o adagio popular que o remédio amargo traz a cura.

No decorrer dessa obra, você vai entender que liderar é uma questão de hábito, de praticar todos os dias: - “Hábitos são a arquitetura invisível de nosso cotidiano. Nós repetimos 40% do nosso comportamento quase diariamente, então nossos hábitos moldam nossa existência e nosso futuro. Se mudarmos nossos hábitos, mudamos nossas vidas.”

Ah! Uma dica: depois de ler, mantenha este livro sempre à mão. Use-o como um “Vade Mecum” do hábito de liderança.

Boa leitura.

NH, 29/01/2023.

# Fica a dica. Siga meu blog: https://betobuckmann46.wixsite.com/betobuckmannconsult/blog

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page