top of page

MEU LIVRO DA SEMANA - 19

  • Carlos A. Buckmann
  • 8 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

MEU LIVRO DA SEMANA – 19

O ÓCIO CRIATIVO (Domenico De Masi)

Começo constatando que durante essas férias, que hoje chegam ao fim, me utilizei bastante do que aprendi nesse livro de Domenico de Masi, que é a edição da longa entrevista que o sociólogo italiano concedeu à jornalista Maria Serena Palieri.

Mas quem é Domenico de Masi? Para quem não sabe, apresento aqui o sociólogo, filósofo, palestrante e escritor italiano: nasceu em Rotello, Itália em 1938. Esse ano completará 85 anos, em plena atividade. Entre suas obras estão, além desse O Ócio Criativo, O Trabalho No Século XXI, O Futuro Chegou, O Mundo Ainda é Jovem, As Palavras no Tempo e outros que ainda não tiveram sua tradução para o português. – Sim, esses que foram traduzidos e citados acima, já li todos, mas o que mais se destaca é esse que quero comentar.

Como mencionei, o livro é a edição da entrevista, onde toda a cultura e conhecimento da história do trabalho vem à tona nas respostas e esclarecimentos desse gênio da sociologia, numa linguagem simples e contagiante. Quando a entrevistadora pergunta se ele julga fácil o abandono do trabalho físico que está sendo desempenhado pelas máquinas, cada vez mais rapidamente, sua resposta começa com uma leveza alegre de quem conhece história e o desenrolar da humanidade: - “Não, é dificílimo. Não se abandonam em um segundo os hábitos adquiridos. Como dizia Ferdinando IV de Bourbon: ‘É mais fácil perder o trono que perder o hábito’ E ele entendia do assunto, já que, de fato, tinha perdido o trono”.

A entrevista é profunda, abordando a história da acumulação das riquezas para o desenvolvimento industrial até chegarmos ao avanço das tecnologias que nos permitem hoje menos carga horária do trabalho e mais tempo para o ócio, que além de seu efeito fisiológico para o descanso do corpo, nos permite o uso da inteligência para transformá-lo em ócio criativo. Na abordagem do acumulo de riqueza para aumento de poder, uma passagem que marca é a constatação das artimanhas da igreja para fazer sua fortuna, onde descreve a “descoberta do Purgatório” – “Nada do que falamos teria se desenvolvido, nem difundido, sem uma acumulação econômica primária. (...) “Até o século XIII, o Purgatório não existia no imaginário cristão, nem existia um lugar assim em nenhuma outra religião. (...) “Inaugura-se assim uma época de especulação sobre as almas. O comércio das indulgências torna-se central na sociedade cristã e permite uma acumulação imensa por parte das igrejas. – (...) Para gerir essas poupanças nasceram bancos com nomes de santos e os montepios de caridade. E tudo isso preparou o advento da indústria.”

E quando aborda o aumento do tempo que se torna livre pelo aumento da tecnologia, passando desde a “semana inglesa” (trabalho de segunda à sexta), até a diminuição da carga horária dentro desses dias a que chamamos de úteis, como acontece no Japão e em outros países em que a indústria se tornou automatizada, mostra a rapidez com que caminhamos para o ócio criativo: - “Aqueles que assimilam rapidamente as novas categorias projetam o futuro inclusive para os demais (...) – O nosso mundo é um mundo cinicamente baseado na velocidade e exclusão de quem não é rápido. (...) Mas só quem é capaz de idear, ou seja, inventar e patentear a ideia antes dos outros, adquirirá o direito de receber royalties”.

A utilização que termos que, obrigatoriamente, fazer com nosso tempo livre, é que nos fará continuar inseridos no mercado atual, onde o trabalho sem emprego formal já é uma realidade, mas que. não necessariamente, se torne um subemprego ou um trabalho mal remunerado. É a rapidez com que nos atualizarmos que nos fará viver o futuro.

Esse é mais um livro que vale a pena estudar.

Boa leitura.

NH, 08/01/2023.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page