MEU LIVRO DA SEMANA - 15
- Carlos A. Buckmann
- 4 de dez. de 2022
- 3 min de leitura

Livre de Ansiedade (Robert L. Leahy)
Na publicação em meu blog na semana passada, ao comentar sobre o livro Paradoxos de Liderança, mencionei que para melhor entendimento dele, por experiência própria, eu recomendaria leitura antecipada de outros três livros, entre eles, este que ora indico a quem interessar.
Livre de Ansiedade é um livro técnico sobre medicina e terapia cognitiva , como todas as obras da editora ARTMED, do “grupo a”, que engloba mais quatro editoras também de publicações técnicas. Ei!... mas se está achando que a leitura está ficando chata, me dê mais um tempinho. Já vou parar com tecnicidades.
O autor, Robert L. Leahy é um dos mais respeitados terapeutas cognitivos do mundo, sendo diretor do American Institute of Cognitive Therapies e presidente da International Association for Behavioral and Cognitive Therapies e da Academy of Cognitive Therapy.
Pronto: parei de informações técnicas. Vamos ao livro:
Quem trabalha com gestão de empresas, trabalha com um dos pontos mais nevrálgicos e mais difíceis de ser gerido: Recursos Humanos. Trata-se de gerir pessoas, gerir seres que mesmo sendo todos da mesma espécie, seres humanos, são os recursos mais heterogêneos e mais difíceis de serem geridos corporativamente. Por isso, para entender de pessoas, é preciso entender como funciona o ser humano, física e emocionalmente, onde isso inclui o funcionamento do cérebro humano, que por mais complicado que pareça, é simples assim, (ou nem tão simples). É onde tudo começa. Para entender o ser humano é preciso entender como o cérebro funciona.
De forma bastante didática o Dr. Leahy aborda o tema da ansiedade (quem de nós não tem algum transtorno de ansiedade?), suas origens, seu desenvolvimento e como tratar de modo assertivo, entendendo como funciona o nosso cérebro, que é o responsável por todas as nossas ações, conscientes ou inconscientes, tanto faz.
- “Compreender a ansiedade , em poucas palavras, é a maneira de escapar de sua tirania. – A primeira coisa a entender acerca da ansiedade é que ela é parte de nossa herança biológica.”
Todos nós, em algum momento, por algum fato externo, por alguma razão às vezes não conhecidas, temos momentos de ansiedade. Momentos esses, que de alguma forma nos angustiam, nos tornam ansiosos. O problema é quando esses momentos se tornam frequentes, nos tornando pessoas permanentemente ansiosas. Então, de simples ansiedade passamos a ter transtornos, o que nos tornas frágeis e problemáticos.
Leahy aborda esses temas e os classifica em seis diferentes transtornos e como tratá-los: 1. – Fobia Específica. 2. – Transtorno de Pânico. 3.- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). 4. – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). 5. – Transtorno de Ansiedade Social (TAS). 6. – Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT).
Com uma abordagem simples e bastante didática, você consegue entender as causas e os tratamentos necessários para a cura de todos eles, mostrando como o mecanismo de autodefesa de nosso cérebro foi formado, evoluiu e permanece funcionando por toda nossa vida:
“ A evolução (...) tende a favorecer a precaução: ela quer que sejamos supercuidadosos, constantemente alertas ao perigo. (...) – A evolução instalou, para isso, um software em nosso cérebro, como um mecanismo de sobrevivência.”
Com a leitura desse livro, você passa a entender certas atitudes das pessoas com quem você convive ou tem que gerir e que as vezes parecem estar sempre na defensiva, ou são meio agressivas, ou parecem antissociais.
Para fazer a gestão de pessoas é preciso entender que: -
“Tudo se torna um ciclo que se autoalimenta: seu medo faz com que você se comporte de uma maneira que traz à tona exatamente aquilo que você mais teme.”
Entender de pessoas é difícil. Não entender, é trágico.
Boa leitura.
NH, 04/12/2022.
Se gostou dessa publicação, tem mais no meu blog:




Comentários