top of page

LIDERANÇA DE EQUIPES NOVAS

  • Carlos A. Buckmann
  • 11 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Passo a Passo para Liderar um Novo Time com Sucesso (BETO BUCKMANN)

A liderança não é apenas uma posição, mas sim, um constante equilíbrio dinâmico. Exige cuidado, atenção, escuta ativa até que se estabeleça um nível ótimo entre confiança e produtividade. Mais do que posição, é uma ação constante de equilibrar variáveis humanas móveis. Parece que essa última frase ficou muito “técnica”. Então vamos no  popular: - Cada ser humano é um indivíduo único, com suas virtudes e seus defeitos. Virtudes que devem ser aprimoradas, defeitos que devem ser corrigidos. Seres humanos são pessoas, assim como eu e você e, para liderar é preciso entender e pessoas.

Mas a história de que líderes nascem feitos, é só uma lenda urbana. Líderes se formam e nós vamos ver como isso se faz.

Para começar: - Fale Menos, Escute Mais

Ouvir ativamente: Demonstre interesse genuíno nas ideias e opiniões da equipe.

Fazer perguntas abertas: Incentive a equipe a compartilhar suas perspectivas.

Evitar interrupções: Permita que os membros da equipe se expressem completamente.

A escuta ativa é fundamental para construir confiança e entender as necessidades da equipe.

Conhecer cada membro: Entenda suas fortalezas, fraquezas, objetivos e estilo de trabalho.

Crie um relacionamento individual: Demonstre interesse pessoal em cada membro da equipe.

Aqui, abro um parêntese para citar uma atitude minha: Diariamente sou o primeiro a chegar na empresa e fico na recepção aguardando a chegada de cada um dos colaboradores e para cada um, tenho um abraço fraterno  e votos de boas-vindas, mostrando que eles são importantes para nosso convívio, mais de que para nosso trabalho. Você não imagina a diferença que isso faz.-  E fecho o parêntese.

Diariamente, esteja presente para ajudar a equipe a superar desafios. E tenha certeza de que eles são muitos. Às vezes, sua simples presença, já faz uma grande diferença.

A conexão individual fortalece o sentimento de pertencimento e motivação. Compartilhe histórias de como você construiu relacionamentos significativos com membros de equipes anteriores. Todo mundo gosta de ouvir histórias.

Você tem uma tarefa permanente: Buscar conhecimento contínuo. Esteja sempre atualizado sobre as últimas tendências em liderança. Leia bons livros, de autores especialistas no segmento, como por exemplos:


  • ROBERT S. KAPLAN “DO QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA PARA LIDERAR”

“Só porque todo mundo sabe que algo é verdade não significa que continuará a ser verdade e certamente não significa que é verdade em relação a você”


  • JACK E SUZY WELCH “O MBA DA VIDA REAL”.

“Se você quer obter crescimento, não importa o tamanho da sua empresa ou o seu cargo nela, quer esteja liderando uma equipe ou um departamento, não perca tempo: novos olhos vão ajudar você.”


Daí então, experimente novas abordagens: Não tenha medo de sair da sua zona de conforto.

Aprenda com os erros: “NOSSOS ERROS SÃO NOSSOS MELHORES PROFESSORES. COBRAM CARO, MAS ENSINAM MUITO. Use os desafios como oportunidades de crescimento.

Aprender é um processo vital para o desenvolvimento de qualquer líder. Incentive os participantes a investirem em seus próprios desenvolvimentos profissionais. Seja um modelo para seus liderados.

Defina uma visão clara: Comunique a direção estratégica da equipe. Seja assertivo ao demonstrar suas metas. Crie sempre uma narrativa inspiradora: Conecte o trabalho da equipe a um propósito maior. Por exemplo: Mostre que o crescimento profissional faz de cada um, um ser humano melhor.

Celebre os sucessos: Reconheça as contribuições individuais e coletivas.

Uma narrativa forte motiva e inspira a equipe. Compartilhe exemplos de como uma narrativa bem-construída pode transformar uma equipe em um time de alta performance.

Também é muito importante delegar responsabilidades: Empodere os membros da equipe para tomar decisões. Ofereça orientação. Forneça o suporte necessário para que a equipe tenha sucesso.

Monitore o progresso: Acompanhe o desempenho da equipe e ajuste a abordagem quando necessário.

A autonomia é fundamental para o engajamento e a inovação. Explique como encontrar o equilíbrio entre a autonomia e a accountability. Aqui, embora não goste, tenho que me ater a esse termo em inglês: - Accountability é utilizado para se referir a um conjunto de práticas utilizadas pelos gestores para prestar contas e se responsabilizar pelas suas ações. Não existe uma tradução literal desse conceito para o português. Porém, pesquisadores e autores que estudam o tema dizem que o termo pode ser utilizado como sinônimo de responsabilização, prestação de contas, controle, fiscalização e transparência.

Reconheça os esforços: Valorize as contribuições de cada membro da equipe. Crie um ambiente positivo: Celebre os sucessos, grandes ou pequenos.

Fortaleça o espírito de equipe: Agradeça à equipe por seus esforços.

As celebrações fortalecem os laços entre os membros da equipe e aumentam a motivação. Compartilhe exemplos de como você implementou celebrações em suas equipes anteriores. Olha aqui de novo: todo mundo gosta de ouvir histórias.

Conclusão:

A liderança é uma jornada contínua de aprendizado e crescimento.

Pense nisso.

Vale a pena.

NH, 11/08/2024

# Fica a dica: Siga meu blog.

 

 

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page