top of page

A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO

  • Carlos A. Buckmann
  • 19 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura



Em seu livro “OS 4 SEGREDOS DO SUCESSO”, o escritor e palestrante John C. Maxwell deixou registrado na página 81 (editora Vida Melhor -2015):

“Para a pessoa que tenta fazer tudo sozinha, o jogo realmente acabou. Se você quer fazer algo grande, deve se juntar a outros. UM é um número muito pequeno para alcançar grandeza”.

Os pequenos empresários deveriam registrar essa frase para entender a força do associativismo.

Hoje, os mais diferentes ramos de comércio têm associativismos, na sua forma mais explicita ou em forma de franquias ou licenciamento de marcas. Farmácias, minimercados, ferragens, bijuterias, restaurantes, óticas, entre outros ramos diferentes estão agrupados em alguma destas formas de associação.

Se você é um pequeno empresário e acredita que pode crescer sozinho, lamento lhe informar que você tem 99% de chance de fracassar. Isso é tendência de mercado. Não tem volta.

O associativismo nasceu com a percepção de grupos de pequenos empresários, da necessidade de obter melhores condições de prazos e preços, ao entenderem porque os grandes grupos tinham maior poder de negociação. É fácil de entender que é muito mais lucrativo para a indústria a negociação de volumes, pelo custo menor de logística, pelo ganho de tempo em centralizar as negociações, em vez de manter uma força de vendas maior para atender pequenos varejos, ou seja, diminuição de custos com maiores faturamentos.

Isso foi apenas o início. O associativismo evoluiu. Hoje o poder de negociação em grupo é apenas um dos pontos administrados por suas diretorias e gestores. Layout interno e externo padronizado, treinamento de equipes, unificação de softwares, sistemas de controles de compras e estoques, controles de custos fixos e variáveis, estudos de pontos para abertura de novas lojas, programas de fidelidade, marcas próprias, gestão de pessoal, são apenas alguns dos serviços oferecidos que destacam o associativismo no mercado atual.

Com mais de vinte anos atuando neste mercado, como gestor de fornecedores inicialmente e, nos últimos oito anos na gestão de associativismo, um fato sempre me chamou atenção: pequenos empresários que se associam a alguma bandeira e se dão ao “luxo” de se acharem independentes para agirem como se fossem diferentes, tendo dificuldade de se enquadrarem às normas de sua associação.

Isso me reporta a duas perguntas: - Por que se associaram? - Por que a associação aceita sua permanência na bandeira? – Ilógico e sem propósito essa situação.

Se você entrou para a rede, seja de que ramo for, FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO. Ou então, caia fora. A bandeira sem sua integração aos programas ofertados não vai salvá-lo da derrocada.

Se você é responsável pelo quadro do associativismo, livre-se deste associado. Ele denigre sua rede.

Se você, o pequeno empresário associado, continua a agir por conta própria, sem aderir totalmente às normas e programas da sua rede, você continua sendo UM. – Lembra do que está escrito no início? ...”UM é um número muito pequeno para alcançar grandeza.”

A unidade em torno dos padrões da marca, bandeira, gera no consumidor final, maior confiança, pois entende estar comprando de uma grande empresa. O consumidor olha a loja associada como uma “filial” desta bandeira, desconhecendo que ela é uma empresa individual, pois a bandeira é que importa. É essa confiança na marca que traz para loja novos clientes, com consequente crescimento de vendas, melhoria do ticket médio. Em outras palavras, o que atrai novos clientes é o visual inicial de uma grande empresa.

Agora, se mesmo dentro de um associativismo, você não segue os padrões estipulados, continua sendo a “Farmácia do seu João”, a “ferragem do Zé”, então você vai continuar com os mesmos clientes do João e do Zé ( e com o tempo eles se mudam e até morrem).Você não vai deixar de ser UM.

Bons negócios prá nós.

 
 
 

1 comentário


neto
20 de dez. de 2018

Excelente texto a respeito de agrupamentos empresariais. Cenários de gestão e regras para um associativismo moderno com foco no resultado da empresa associada. Muito bem redigido e dentro da realidade do modelo. Parabéns Beto!!!

Curtir
CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page