top of page

A FORMAÇÃO DE EQUIPES VENCEDORAS

  • Carlos A. Buckmann
  • 24 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura


O endomarketing, ou marketing interno, é um estudo relativamente novo dentro dos conceitos de administração de empresas. Antigamente se tinham estudos empíricos de como tratar nossos “clientes Internos”. Na realidade, pouco se discutia e menos ainda se aceitava a necessidade de harmonizar os relacionamentos “chefe/empregado” e “empregado/empregado”.

Hoje, essa matéria está aceita e consagrada, ao ponto de se criarem publicações como “AS MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR”, onde é dada a ênfase no tratamento e oportunidades disponibilizadas aos empregados por essas empresas.. No dizer do papa do marketing moderno Philip Kotler, “só é possível prometer excelência nos serviços e produtos, se nossos funcionários estiverem aptos e dispostos a fazê-lo.” Portanto, o reflexo da satisfação de nossos clientes com nossos produtos e serviços depende da harmonia e satisfação de nossa equipe de trabalho.

DANIEL COSTA, mestre pelo PPGA/UFRGS, em seu livro ENDOMARKETING INTELIGENTE, 2ª edição (pg. 56), cita como o primeiro dos “oito princípios do endomarketing”: - “A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores é um reflexo direto da qualidade do relacionamento com seus colaboradores.”

Fiz todo esse arrazoado inicial para justificar a importância do relacionamento interpessoal nas empresas, para formação de equipes vencedoras.

Nas pequenas empresas, principalmente as individuais, onde o dono é o gerente e o ditador de normas internas, é nos métodos de gerenciamento, atitudes individuais diárias e de comportamento desse chefe, que se inicia o processo de marketing interno (endomarketing) que vai determinar como nossos clientes vão “comprar” nossas ideias, produtos e serviços.

O que esses pequenos empresários individuais devem aprender em primeiro lugar, é que sua empresa não é uma ilha, perdida em meio ao mar dos negócios, onde o que se faz internamente fica internamente. Não vale aqui a expressão: “O que acontece em Vegas, fica em Vegas.” - O que fazemos internamente em nossas empresas se reflete imediatamente em nosso mercado.

Chefes truculentos, que tratam seus colaboradores apenas como empregados, terão destes apenas o trabalho de empregados e não de equipes engajadas. Chefes “bonzinhos”, que não gerenciam normas e padrões internos, terão empregados relapsos e não comprometidos com a empresa e seus clientes.

Aquele chefe que fica diariamente com o celular na mão, rindo e brincando com mensagens impróprias de whats app, está dizendo a seus empregados que isso está liberado também para eles, que navegarão tranquilamente pelo face book a todo momento e não adianta querer cobrar para que façam diferente.

O pequeno empresário é o ícone do comportamento de sua equipe. Empresário focado, tem equipe focada. Empresário que valoriza seus funcionários, tem clientes valorizados e satisfeitos. Empresário que treina e capacita seus funcionários, tem equipes coesas e focada em resultados. Empresário que dialoga com seus empregados, que sabe dar feedback, como orientação correta e não como “mijada geral”, tem funcionários agradecidos e comprometidos. Empresário que entende a importância do relacionamento interno de sua equipe, já está fazendo, mesmo sem saber, o endomarketing na direção do sucesso.

Ah! E não nos esqueçamos: não é somente a remuneração que incentiva e compromete o colaborador. O ambiente de trabalho, as oportunidades de crescimento individual, intelectual e profissional, trazem aos colaboradores o “sentimento de dono” que perpetua o comprometimento com a empresa e faz uma equipe vencedora.

Pense nisso e

Bons negócios prá nós.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Porto Alegre, RS 

​​

Tel: (51) 9 9259-6364

Skype: betobuckmann​

betobuckmann@yahoo.com.br

Nós recebemos a sua mensagem, aguarde contato.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2023 por Hugin. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page